EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Uniplan é palco de Simpósio de Educação Empreendedora do Sebrae no DF

Evento reuniu professores e estudantes para apresentar ideias e caminhos para aqueles que pensam em investir em seu próprio negócio

O Sebrae no DF, em parceria com o Centro Universitário Planalto (Uniplan), promoveu, no dia 3 de Maio, a mais nova realização do Simpósio de Educação Empreendedora. O evento integra o plano de ação do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que é desenvolvido pelo Sistema Sebrae em todo o país.

Desta vez, a atividade aconteceu no auditório do Centro Universitário da Uniplan, em Águas Claras, e incentivou os professores e estudantes de diversos cursos de graduação a desbravar o ecossistema empreendedor. Para apoiar a concretização deste objetivo, duas palestras foram apresentadas.

Em um primeiro momento o encontro abordou o papel da liderança nos novos tempos e pontuou o uso das redes sociais a fim de promover os novos negócios. Os temas foram recomendados por professores da Uniplan, que perceberam a demanda em discussões em sala de aula. “Considero essa iniciativa o casamento perfeito. Apresentar a esses professores e alunos quais os caminhos para que eles se tornem protagonistas da própria história, incentivando a diversificação e alimentando o espírito empreendedor de cada um deles, é um dos propósitos do Sebrae e também da instituição de ensino”, comentou a palestrante Kelly Moura. “Ver nesses professores o despertar da necessidade de fazer sempre melhor, impactar o mundo ao seu redor, deixando seu próprio legado é algo gratificante”, acrescentou.

O papel dos professores nessa jornada também foi reconhecido. Ao final das palestras, cada um deles recebeu um certificado de participação como reconhecimento ao incentivo e agradecimento ao envolvimento no desenvolvimento do evento. “O professor é o agente transformador; ele é o fio condutor para a informação. Seu papel é identificar os talentos e conduzir os alunos à realização dos sonhos. Além de promover o empreendedorismo, o objetivo desse Simpósio é fortalecer o papel do professor”, declarou Ana Emília de Andrade, gestora do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae no DF.

Mirizete dos Santos e Everton Cardoso, ambos professores da Uniplan, estiveram à frente da organização e comemoraram a realização do Simpósio. “Nossa ideia foi trazer esses temas com uma linguagem mais simples; às vezes mudar um pouco a abordagem daquilo que passamos em sala de aula deixa o assunto mais leve e gera ainda mais interesse. Então, em parceria com o Sebrae, foi desenvolvido esse Simpósio, que reuniu em torno de 400 alunos”, disse Everton.

Um dos pilares do Centro Universitário é a capacitação para o mercado de trabalho: de acordo com Mirizete, muitos alunos já saem da graduação empregados, seja em cargos públicos ou em empresas privadas. Outros, porém, buscam trilhar seus próprios caminhos, investindo em iniciativas empreendedoras. “Temos notícias de diversos alunos que saíram da graduação e se dedicaram aos mais diversos tipos de negócios e estão obtendo sucesso nessas atividades. É a prova que o conhecimento aliado a iniciativa traz excelentes resultados”, completou Mirizete, que ministra a disciplina de Economia e Mercado.

Victor Leal, integrante do grupo humorístico Os Melhores do Mundo, reforçou o propósito do encontro durante a palestra O Melhor Negócio do Mundo, apresentada em parceria com o outro membro do grupo, o humorista Jovane Nunes. Leal compartilhou sua história de vida. Ele se formou em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), mas descobriu sua verdadeira vocação no humor. O grupo, iniciado em Brasília, em 1995, fez sucesso com suas peças e inovou ao postar na internet pequenos vídeos de piadas contadas durantes seus espetáculos que rodaram o Brasil. Após tantos anos, buscando maneiras de renovar a marca de Os Melhores do Mundo, o grupo, como alternativa para inovar, buscaram novos modelos de negócios.

“Sabíamos que tínhamos algo em mãos que era um sucesso, porém, nos acomodamos um pouco a partir de certa data. Decidimos, então, buscar um consultor empresarial para nos aconselhar. Foi a partir daí que surgiu a ideia dessa palestra, dos produtos com nossa marca que serão lançados em breve; do nosso filme que já está sendo rodado; enfim, da diversificação do negócio”, explicou Nunes. Com muito humor, em meio a uma linguagem mais divertida, que é a marca do grupo, Victor e Jovane deixaram a mensagem aos professores e alunos. “Não importa o curso, invista em seu talento, estude, pesquise e se reinvente sempre”, concluíram.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br