CASO DE SUCESSO

Startup criada por amigos quer revolucionar o mercado de turismo

A Moblix aposta no desenvolvimento de uma solução tecnológica que promete mudar radicalmente a forma como são comercializados os produtos e serviços de turismo pela internet

Viajar sempre foi um hobby praticado com frequência pelos amigos Gustavo Souza, 35 anos, Bruno Conrad, 41, João Mariano, 38, e Marcelo Hermes, 34. O quarteto não apenas explora lugares e culturas em território brasileiro, mas também gosta de se aventurar em outros países, acumulando experiências pessoais enriquecedoras, alimentando sonhos que algum dia possam se tornar realidade. Foi em uma dessas viagens que os quatro amigos tiveram a ideia de criar um negócio próprio, a Moblix, uma plataforma de comércio digital especializada em turismo.

A ideia de criar o negócio surgiu em 2019 e inicialmente consistia na elaboração de uma plataforma que funcionaria por assinatura, facilitando a comercialização apenas de passagens aéreas. O quarteto de amigos começou a estruturar o negócio depois de analisar o mercado e perceber que não existia nada similar no Brasil, nem em outros países. “Foi a partir desse momento que decidimos juntar o nosso hobby com a vontade de empreender”, conta Gustavo.

Em razão de suas respectivas ocupações, os amigos se reuniam à noite e nos fins de semana para desenvolver, codificar e pensar nas outras necessidades que a plataforma exigiria. Com empenho, dedicação e muita disciplina, o projeto foi sendo amadurecido ao longo de 2019 e a Moblix foi oficialmente lançada em fevereiro de 2020, dias antes dos primeiros casos de Covid-19 serem registrados no Brasil e também no Distrito Federal, o que causou uma sensação de insegurança no quarteto de amigos. “Estávamos animados, com uma expectativa muito boa. Daí veio a pandemia e nos jogou um balde de água fria. Os clientes que já tínhamos cancelaram a assinatura porque a atividade turística foi totalmente paralisada e cogitamos abandonar a nossa ideia”, lembra Gustavo.

Em meio ao cenário de incertezas, surgiu a oportunidade da Moblix participar de um ciclo de aceleração do maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil. A iniciativa, promovida anualmente pelo Ministério da Economia e pelo Sebrae, oferece, gratuitamente, por meio de ciclos semestrais, capacitações e mentorias a empreendedores inovadores e foi decisiva para os quatro amigos decidirem pivotar a ideia de negócio e assim vislumbrar uma nova e significativa parcela do mercado de turismo.

A participação no programa de aceleração também trouxe visibilidade à proposta da Moblix e foi essencial para criar e estreitar a relação dos amigos com o Sebrae no Distrito Federal. Graças ao apoio fornecido pela instituição, a startup participou do Capital Empreendedor, projeto liderado pelo Sebrae com a finalidade de aproximar empreendedores de startups e investidores e também participou e venceu o primeiro Desafio Catalisa Corp, promovido pelo Sebrae Nacional em parceria com a Bancorbrás com o objetivo de estimular conexões qualificadas entre pequenos negócios inovadores e também médias e grandes corporações interessadas em desenvolver soluções inovadoras.

O resultado do desafio foi divulgado no fim do mês de agosto, após quatro meses em que a Moblix e outras 41 startups foram continuamente desafiadas a desenvolver uma solução inovadora capaz de realizar a intermediação de fornecedores de empresas de turismo receptivo e clientes finais (turistas), bem como prover tecnologia de apoio às empresas dos receptivos com gestão inteligente dos serviços e pacotes. “O apoio do Sebrae foi decisivo para que o nosso produto continuasse em desenvolvimento, sendo amadurecido e pudesse ser apresentado para o mercado”, conta Gustavo.

A proposta apresentada pela Moblix para vencer o desafio proposto pelo Sebrae foi o desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce com a utilização de alta tecnologia, a fim de revolucionar a comercialização de diversas experiências turísticas, como passeios, pacotes e a contratação de guias de turismo. No momento o produto está em fase de elaboração e tem recebido apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Universidade Federal do Goiás (UFG) para permitir que agências de viagens e os fornecedores de experiências turísticas – em sua maioria micro e pequenas empresas – vendam seus produtos nas principais operadoras de turismo do Brasil, como a Bancorbrás, provendo aos seus clientes canais adicionais de venda para desenvolverem suas empresas. A expectativa é que a plataforma seja lançada no final deste ano, permitindo com que os clientes possam vender seus produtos por meio de suas lojas online personalizadas com sua identidade de marca única, e com acesso a ferramentas de marketing e gestão de clientes.

A plataforma também contará com inteligência artificial para auxiliar na personalização de ofertas para produtos turísticos, impulsionando a recomendação de produtos e serviços turísticos de acordo com o perfil de cada cliente. “Já estamos colhendo bons resultados, vislumbrando novas oportunidades de negócio, notando o crescimento da nossa base de clientes. Isso nos leva a crer em uma retomada muito forte do setor de turismo e nós estamos preparados para esse reaquecimento”, garante Gustavo.

Inovação como combustível

Diariamente, os quatro amigos não deixam de desempenhar no trabalho à frente da startup um dos conceitos mais comentados e essenciais para o sucesso no ambiente empreendedor: o conceito de inovação. De forma sucinta, eles consideram que essa prática vai além de desenvolver algo extremamente tecnológico, podendo ser definida pela exploração e aplicação de novas ideias que levam ao sucesso. “A inovação na área do turismo é fundamental para garantir que as pessoas tenham acesso a produtos e serviços de qualidade. O mercado mudou muito nos últimos meses e há objetivos que podem ser alcançados com o uso de alta tecnologia. Com a inovação, modificamos velhos hábitos do mercado e transformamos sua relação com a realidade. Oferecemos uma solução tecnológica para venda de produtos online, que até então não existia no mercado. É o que a Moblix se propõe a fazer”, completa Gustavo.

 

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Paulo César Gusmão Gomes

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