EMPRETEC

Seminário Empretec fortalece a prática do comportamento empreendedor

Mão na massa é a tônica da realização que tem a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU)

Persistência, comprometimento, autoconfiança. Estas são algumas das características empreendedoras amadurecidas por meio do Seminário Empretec, solução desenvolvida mensalmente pelo Sebrae no DF e que proporciona a empresários, potenciais empreendedores e demais interessados uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor e à identificação de novas oportunidades de negócio.

A cada mês, durante seis dias, são oferecidas 60 horas de capacitação em período integral, o que exige uma dedicação exclusiva dos participantes do seminário. Também conhecidos como empretecos, eles participam de exercícios, palestras e atividades práticas cientificamente fundamentadas em uma metodologia das Nações Unidas que trabalha as características de empreendedores de sucesso.

“Cada empreteco é estimulado a explorar seu potencial e a desenvolver a liderança e o comportamento empreendedor, elementos determinantes para o sucesso no mundo dos negócios. O participante realmente coloca a mão na massa e vive a experiência de gerir seu próprio negócio durante a realização do Empretec”, assegura o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.

Além de persistência, comprometimento e autoconfiança, o seminário promove outras caraterísticas empreendedoras, como a busca por oportunidades e iniciativa, a exigência de qualidade e eficiência, a busca por informações, o estabelecimento de metas, o planejamento e o monitoramento sistemáticos, a persuasão, a rede de contatos e a independência.

Ter participado do Empretec foi determinante para os planos da estudante de gastronomia e empreendedora Jacqueline Daia. Em 2015 ela idealizou e abriu um pequeno bufê em sua própria casa. “Sempre administrei o bufê sozinha, sem nenhum tipo de apoio”, resume. Enquanto tentava prosseguir em sua trajetória empreendedora, Jacqueline começou a ter contato com relatos de amigos e familiares que já tinham participado do Empretec. A reviravolta veio durante um bate-papo com uma amiga psicóloga, que conseguiu abrir um consultório próprio após ter participado da imersão oferecida pelo seminário. A empreendedora foi atrás e conseguiu integrar a turma do seminário no último mês de março. “Consegui assimilar novos conteúdos e, sobretudo, lapidar minhas características. Antes de fazer o Empretec estava bastante ansiosa, pois queria alugar um espaço maior para ampliar meu empreendimento”, conta.

Após o Empretec, Jacqueline passou a ser mais paciente. Aprendeu a planejar e executar ações e também a tomar decisões mais assertivas. “Deixei de fazer certas coisas que acreditava serem a melhor opção para o meu empreendimento. Depois de participar do Empretec, eu consegui me acalmar e pensar bastante se valia a pena promover mudanças no meu empreendimento”, observa.

O Empretec já capacitou milhares de profissionais em todo o país. Com técnicas de ensino avançadas e mundialmente testadas, os resultados alcançados são significativos e contribuem para o desenvolvimento dos mais diversos segmentos de mercado brasiliense, como demonstra a Pesquisa de Satisfação e Impacto realizada pelo Sebrae. 

Atualmente, cerca de 97% dos participantes avaliaram o seminário como satisfatório, enquanto 96% se mostraram completamente satisfeitos com a qualidade da metodologia apresentada durante os seis dias de imersão.

As principais contribuições também são aferidas pela instituição. Quase 85% dos empretecos começaram a se preparar melhor ou atualizaram suas metas, planos ou projetos. Ao mesmo tempo, 72% conseguiram identificar oportunidades e 71% estabeleceram parcerias e/ou fizeram novos contatos. Já em relação aos empresários que participaram, 67% conseguiram aumentar os lucros e aproximadamente 62% potencializaram as vendas de seus empreendimentos.

 

Próximas turmas:

Turma 8/2019 – de 20 a 25 de maio

Turma 9/2019 – de 03 a 08 de junho

Turma 10/2019 – de 24 a 29 junho

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br

Tags: Empreendedorismo, Empretec, ONU, Sebrae no DF, capacitação empresarial