BRASIL MAIS

Seminário discute como a inovação pode ajudar micro e pequenas empresas

Durante o evento, empresários puderam conhecer o programa Brasil Mais, cujo o objetivo é aumentar a produtividade e a competitividade com acompanhamento de Agentes Locais de Inovação capacitados pelo Sebrae

O Sebrae no Distrito Federal promoveu, na noite de ontem, 10 de fevereiro, o seminário Inovação na Prática para Pequenas Empresas. O evento foi realizado de forma virtual e teve como principal objetivo sensibilizar pequenos empresários que desejam inovar, aumentar a produtividade e diminuir custos em seus empreendimentos a participar do programa Brasil Mais.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, abriu a transmissão comentando sobre a eficiência produtiva das micro e pequenas empresas brasileiras e do papel da inovar nesse processo. “Inovação é um novo olhar, mas, muitos pensam que é algo que está vinculado à tecnologia. Uma forma diferenciada de atendimento, por exemplo, já é uma inovação, podendo resultar no aumento da produtividade e do faturamento de uma empresa”, ressaltou.

Valdir também disse ser fundamental que a inovação molde a estratégia empresarial e que ela seja incorporada em todos os setores de um empreendimento. “Os pequenos negócios precisam pensar em inovação constantemente. É inovando que é possível conquistar parcelas de mercado e ganhar a briga contra grandes empreendimentos”, observou.

Na sequência da transmissão, o mentor do Founder Institute, organização considerada a maior pré-aceleradora de startups do mundo, e ganhador do prêmio Algar Innovation Day, Orlan Almeida, falou sobre como a tecnologia pode ajudar os pequenos negócios na redução de custos. Ele apresentou uma série de ações práticas e tecnológicas para diminuição de custos como energia e água, além de dar dicas para que os empresários consigam implantar tais medidas em meio às demais necessidades de gestão. “Tecnologia é como uma bicicleta para o ser humano; é ela quem faz que a gente possa se diferenciar”, afirmou.

O especialista em marketing, varejo e um dos pioneiros do e-commerce no Brasil, Fred Rocha, também participou da transmissão e destacou como os empresários podem inovar em seus processos de vendas. Ele comentou durante a apresentação que as grandes cidades surgiram a partir da dependência do consumidor por produtos e serviços e salientou que o mundo contemporâneo já não exige mais isso, haja vista que as relações estão cada vez mais coordenadas pelo avanço tecnológico. “Hoje a tecnologia é muito mais do que chips. Ela serve para levar o seu propósito para mais pessoas. É um processo facilitador para as coisas acontecerem”, argumentou Fred.

Brasil Mais

Entre as duas apresentações, os empresários participantes puderam conhecer as vantagens e os benefícios do Brasil Mais. O programa é desenvolvido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e conta com a parceria do Sebrae, do Senai e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para viabilizar o aumento da produtividade e da competitividade das empresas nacionais por meio de um acompanhamento contínuo e consultorias especializadas.

Todo esse trabalho será realizado por Agentes Locais de Inovação (ALI), pessoas devidamente capacitadas pelo Sebrae para estar em contato direto com empresários e conduzi-los à melhorias na produtividade e competitividade, utilizando métodos avançados e atualizados de inovação, além de conceitos e ferramentas que são aplicados por grandes empresas inovadoras, bem como startups de rápido crescimento.

Os empresários interessados em revolucionar a gestão e a produtividade de seus empreendimentos podem se inscrever por meio do portal do programa na internet (brasilmais.economia.gov.br).

Para 2021, a estimativa é atender um total de 1.650 empresas, por meio de três ciclos com duração de quatro meses cada. Espera-se, até o fim de 2022, a que três mil empresas sejam beneficiadas pelo programa em todo o DF.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br            

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: 
christiane@df.sebrae.com.br

Tags: ALI, Agentes Locais de Inovação, Sebrae no DF, empreendedorismo de inovação