INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Sebraelab comemora primeiro ano de funcionamento

Nos primeiros 365 dias de atividades, o espaço teve cerca de 400 eventos, que mobilizaram mais de 10,6 mil pessoas

Autoridades políticas, representantes de entidades do setor produtivo, pequenos empreendedores e integrantes do ecossistema de inovação estiveram reunidos nesta terça-feira, 2 de junho, para comemorar o primeiro ano de funcionamento do Sebraelab no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC).

O espaço idealizado com o propósito de estimular ações inovadoras, a geração de negócios e o compartilhamento de conteúdo, foi inaugurado no final de junho do ano passado e diariamente tem contribuído para o desenvolvimento do Distrito Federal por meio de sua estrutura, que conta com espaços colaborativos (coworking); salas de ideação e reunião; estúdio para produção e gravação de conteúdos; e auditório multiuso e também de experimentação, onde é possível idealizar e desenvolver protótipos utilizando-se uma impressora 3D.

O governador em exercício do Distrito Federal, Paco Brito, esteve presente à cerimônia e frisou a importância de estimular a criatividade e a inovação. “Nós estamos apenas arranhando as portas do futuro e iniciativas como o Sebraelab devem ser valorizadas para que novos empregos e fontes de renda sejam criados no DF. Esse é o espaço para que empreendedores inovadores aprendam e troquem impressões sobre o futuro”, afirmou.

Já o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, ressaltou a capacidade de desenvolvimento que tanto o Sebraelab quanto o BioTIC apresentaram nestes 12 primeiros meses. “O nosso ecossistema empreendedor abraçou e está tomando conta dessa estrutura, que é o presente e o futuro da nossa economia. É o que a gente precisa neste exato momento”, disse.

Valdir também reforçou a necessidade de transformar a matriz econômica do DF. “É preciso que deixemos esse modelo patrimonialista e burocrático, e implementemos políticas que priorizem aqueles que desejam investir e quem está em busca de oportunidades. O Sebrae no DF, em parceria com o governo e as demais instituições que aqui estão presentes, trabalha para ajudar a construir essa mudança de forma sustentável”, acrescentou o superintendente.

Somente no primeiro ano de funcionamento, o Sebraelab foi palco para a realização de aproximadamente 400 eventos, que mobilizaram mais de 10,6 mil pessoas, como hackathons, pitchs, shareideas, handsOns, mentorias e uma série de outras realizações. Ao mesmo tempo, o espaço foi utilizado por estudantes e empreendedores, que puderam amadurecer seus modelos de negócios, trocar de informações e experiências.

O deputado distrital Rodrigo Delmasso prestigiou a cerimônia e informou sobre dois Projetos de Lei (PLs) que estão em tramitação na Câmara Legislativa do DF. O primeiro estabelecerá o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação no DF e o segundo tem por finalidade transformar o DF em um grande laboratório de inovação. “É importante a aprovação desses dois instrumentos para que possamos destravar o incentivo à inovação tecnológica na Capital da República”, explicou.

Também estiveram presentes à cerimônia a secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça; o secretários Projetos Especiais, Everardo Gueiros; de Relações Internacionais, Pedro Luiz Rodrigues; de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha; e o diretor-presidente do BioTIC, Gustavo Dias.

Desafio Sebrae Like a Boss 1UP 2019

As comemorações do aniversário do Sebraelab foram iniciadas pela manhã, com o Desafio Sebrae Like a Boss 1UP 2019. A iniciativa reuniu 20 startups do DF, que tiveram de apresentar seus projetos a uma banca formada por investidores. O desafio também promoveu oportunidades de atendimentos e mentorias para que os startupeiros consigam modelar negócios, validar ideias e melhorar o desempenho de seus empreendimentos.

No período da tarde, as dez startups melhores classificadas voltaram ao laboratório para a final do desafio. A startup Origem Motos Elétricas foi eleita vencedora por ter criado a primeira moto 100% elétrica do país. O veículo conta com um porta objetos de 25 litros no lugar do tanque e pode alcançar uma velocidade de 60 km/h, rodando até 90 quilômetros com uma carga de bateria.

Para recarregar a bateria são necessárias cerca de cinco horas usando uma tomada padrão. A startup também tem o propósito de instalar pontos de troca de bateria pelas cidades, permitindo que as pessoas cheguem até um desses pontos, retirem a bateria que estiver descarregada, peguem outra e sigam sua viagem.

Com a premiação, a Origem irá representar o Distrito Federal na grande final nacional do desafio, que será realizada no mês de agosto no Startup Summit. O evento reunirá, em Santa Catarina, representantes do ecossistema de inovação brasileiro e mundial.

As atividades foram encerradas com a realização de debates sobre internet das coisas, Big data, cloud computing e segurança cibernética.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br

Tags: Sebrae no DF, SebraeLab, empreendedorismo de inovação