Sebrae orienta jovens empreendedores durante o Concentra 2019

Realizado anualmente, evento é o maior destinado a empresas juniores no Distrito Federal

Entre os dias 25 e 27 de outubro, o Sebrae no Distrito Federal apoiou a realização do Encontro Regional de Empresários Juniores do Distrito Federal (Concentra). O evento foi realizado no Millenium Convention Center, no Setor de Clubes Sul, e contou com a participação de 60 palestrantes e um público de aproximadamente 400 pessoas, que representaram uma rede de 1,6 mil empresários juniores que atuam nas áreas de administração, engenharia, computação, comunicação e tecnologia.

O Concentra é um evento realizado anualmente pela Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (Concentro). Atualmente, existem 27 Federações no país, distribuídas em universidades e representadas por uma Confederação, a Brasil Júnior. Assim, são estudantes universitários que se conectam através do movimento empresa Junior e buscam desenvolvimento dentro das mais diversas áreas do empreendedorismo.

A consultora credenciada ao Sebrae DF e especialista na área de negócios, Cristiane Morais, forneceu mentorias gratuitas ao público do evento e explicou que a presença da instituição foi importante para auxiliar aqueles jovens que têm dificuldade em desenvolver planos de negócios e de reestruturação de empresas. “Ampliar a percepção de um diagnóstico do que eles necessitam e apresentar soluções de apoio, desde o desenvolvimento técnico, até mesmo a uma consultoria sênior para que eles possam se desenvolver dentro da consultoria júnior. O Sebrae oferece essa amplitude de expertise”, explicou.

Uma outra atividade promovida pelo Sebrae no DF permitiu que os congressistas pudessem compreender melhor a importância da junção entre empreendedorismo e inovação. Também consultor credenciado ao Sebrae e especialista no tema, João Fróes foi quem conduziu a atividade. Em um primeiro momento ele ressaltou a importância dos empreendedores desenvolveram um pitch com o objetivo de despertar o interesse de investidores e/ou clientes. Fróes também apresentou o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que é desenvolvido pelo Sebrae em todo o território nacional com a finalidade de identificar a necessidade de reestruturar modelos de negócios de empresas e ainda auxiliar na identificação de novos produtos e serviços.

O especialista lembrou, ainda que o público do Sebrae também é de potencial empreendedores e não só de quem já está empreendendo. “O Sebrae está junto dos jovens mostrando a eles que não é somente aquele grande cara que tem uma empresa. O Sebrae é também para aqueles que querem montar a sua empresa, para quem está pensando, tendo uma ideia e não sabe desenvolver”, disse.

O diretor de Relacionamento da Federação das Empresas Juniores do DF, Vinícius da Cruz, reforçou a opinião de Fróes e garantiu que a parceria com o Sebrae no DF foi assertiva e bastante produtiva para a federação. “São duas organizações que estão falando de educação, inovação e empreendedorismo. São forças unindo-se, então, a gente consegue impactar mais juntos, fortalecendo a sociedade empreendedora do micro e pequeno empresário por meio dos nossos projetos”, afirmou. “Que possamos ter uma parceria muito próspera e gerar mais frutos e novos projetos envolvendo o Movimento Empresa Júnior e o Sebrae DF”, acrescentou.

O jovem universitário Igor Dresjan, de 23 anos, gerente de Projetos da Pacto Consultoria, empresa da Escola de Negócios da Universidade Federal Fluminense (UFF), participou da mentoria oferecida pelo Sebrae e saiu satisfeito após uma longa conversa com a especialista do Sebrae. “Foi um momento onde eu pude falar dos problemas do meu cargo, dos meus processos. O Sebrae me apresentou insights que eu não teria assistindo em uma palestra. Consegui acessar diferentes pontos de vista e soluções”, concluiu Igor.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br