EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Sebrae incentiva comportamento empreendedor em crianças e adolescentes da rede pública do DF

Iniciativa vai atender a cerca de 15 mil estudantes em 30 escolas públicas da capital federal

Localizada no Setor Leste do Gama, a Escola Classe 19 teve uma manhã muito diferente na quarta-feira (8/8). As cadeiras, em vez de serem ocupadas por alunos, receberam pais e responsáveis que, a convite da Diretoria do colégio, foram apresentados ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Trata-se de uma iniciativa do Sistema Sebrae que busca estimular o comportamento empreendedor em crianças e adolescentes.

O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e incentiva os estudantes à prática do empreendedorismo e à vivência das etapas de montagem de um negócio. Isso inclui a elaboração de um plano de negócios, gestão financeira, pesquisa de mercado, confecção de produtos para venda e atendimento ao cliente. A metodologia da iniciativa propõe ainda a busca pelo autoconhecimento, por novas aprendizagens e pelo espírito de coletividade e trabalho de equipe.

A iniciativa vai atender a 30 escolas públicas em todo o Distrito Federal, “Nossa intenção é despertar a mentalidade empreendedora trabalhando junto a aproximadamente 15 mil alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal e mostrar que eles podem ser protagonistas e construir um futuro promissor em suas comunidades”, afirma o superintendente do Sebrae no DF, Rodrigo Sá.

No JEPP, cada uma das nove séries do Ensino Fundamental recebe um tema para trabalhar e simular uma proposta de negócio – ervas aromáticas, temperos naturais, artesanato sustentável, Empreendedorismo Social, entre outros. As atividades são desenvolvidas em paralelo ao andamento do ano letivo e concluem com a realização de uma feira na escola, onde os estudantes comercializam os produtos que fabricaram e conhecem, na prática, o retorno que o empreendedorismo é capaz de gerar.

Antes de iniciar a implementação do programa, o Sebrae no DF conversou com  cerca de mil professores por meio da realização de palestras nas escolas. Os encontros aconteceram no primeiro semestre deste ano e apresentaram, por meio de metodologias do Educação Empreendedora, diversas maneiras de abordar os assuntos dentro das salas de aula. “Os professores têm um papel importante na formação dos futuros trabalhadores e, por isso, elaboramos uma capacitação capaz de auxiliá-los no trabalho em sala de aula. Assim, eles podem ajudar melhor os alunos no desenvolvimento de seus projetos”, acrescenta a gestora do projeto Ana Emília de Andrade.

A diretora da Escola Classe 19, Maria Aparecida Martins, acredita que o trabalho do Sebrae pode acrescentar muita coisa às formações pessoal e profissional de cada um dos alunos participantes. Mãe de um servidor público do DF, ela atribui à instituição uma grande parcela na formação do filho. “Ele teve a oportunidade de estagiar no Sebrae e lá aprendeu a agir com discernimento, calma e segurança em suas decisões. Torço para que a situação se repita aqui e seja multiplicada com a implementação do JEPP. Quanto mais pessoas forem influenciadas pelo comportamento empreendedor, melhor para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatiza.

Um dos participantes da palestra foi Robson Sousa, funcionário da Prefeitura de Valparaíso de Goiás. Ele é pai de uma aluna matriculada na 4ª série e foi até a escola conhecer a proposta do programa e, desse modo, poder auxiliar a filha quando estiver em casa. “Já fiz aquela pergunta básica para ela: ‘o que você quer ser quando crescer, filha? ’ e ela respondeu que pensa em formar-se médica ou veterinária”, conta.

Robson acredita que a participação na iniciativa vai ajudar a filha a descobrir boas alternativas para o futuro. “Vejo que ela tem uma grande proximidade com o segmento agropecuário, devido à influência da família. O contato com o empreendedorismo, pode despertar uma boa ideia e fazer com que ela lute para concretizá-la”, completa.

Informações para a imprensa

Christiane de Souza Gnone 

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação
Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br

Ana Luiza Carvalho Mendonça 

Fone: (55 61) 3362.1615/ 99970 6711 
e-mail: ana.mendonca@df.sebrae.com.br

Tags: Ensino, JEPP, educação empreendedora