ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO

Sebrae capacita colaboradoras de famoso brechó brasiliense

Superintendente da instituição, Valdir Oliveira conversou com as participantes da atividade sobre empreendedorismo

Os brechós são empreendimentos que têm conquistado cada vez mais espaço dentro do segmento varejista. Basta andar um pouco pelas quadras comerciais de Brasília para que o consumidor encontre peças ou artigos fabricados por de grandes marcas, em bom estado e com preço mais acessível que em outras lojas. Um brechó que tem ganhado destaque no atual cenário brasiliense é o Peça Rara, que já tem seis lojas na cidade e quase 100 colaboradores.

O estabelecimento foi criado em 2007 e sempre contou com o apoio do Sebrae no Distrito Federal para expandir a presença no território brasiliense. O mais recente trabalho desenvolvido pela marca junto à instituição foi um treinamento para capacitar 24 gerentes e supervisoras de venda, entre os dias 28 e 31 de outubro. “Sempre buscamos maneiras de reforçar as habilidades e competências dos nossos colaboradores. Com a proximidade do fim de ano é comum aumentar o movimento no varejo e queremos atender bem ao nosso público” explica Marcello Corrêa, proprietário do brechó.

A marca também vivencia um projeto de expansão. O crescimento do empreendimento foi tão expressivo nos últimos anos que Marcello voltou a procurar o apoio do Sebrae para criar um modelo de franquia. “Vamos inaugurar uma loja em Taguatinga e outra em Recife. Se hoje temos várias lojas em funcionamento e buscamos a constante capacitação dos nossos colaboradores, é devido ao apoio do Sebrae. Sem o trabalho da instituição, não teríamos chegado ao nível que estamos hoje”, acrescentou o empresário.

Em visita à loja da 506 Sul, local em que foi realizada a atividade com o apoio do Sebrae no DF, o superintendente da instituição, Valdir Oliveira, incentivou as participantes a empreender, mas lembrou que duas coisas são imprescindíveis para se ter sucesso no mundo empresarial. “O empreendedor precisa gostar do que faz e precisa conhecer o mercado em que está se inserindo, saber quem são os stakeholders do seu negócio, acompanhar as relações com funcionários, com fornecedores, com clientes, concorrentes”, disse Valdir. “Uma outra coisa muito importante é que quem decide montar seu próprio negócio deve compreender que estará trocando um patrão por vários, porque cada cliente será o seu patrão”, acrescentou.

Valdir também analisou o aumento de brechós na cidade. Na avaliação dele, é um empreendimento que cai como uma luva em meio aos períodos de crise, haja vista que o consumidor atual muda de hábitos com frequência e quando encontra um preço mais acessível, um bom atendimento, acaba sendo atraído e fidelizado.

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