SE LIGA NA ESCOLA

Se Liga na Escola será lançado na manhã da próxima sexta-feira, 17

Iniciativa realizada pelo Sebrae no DF em parceria com a Secretaria de Educação irá conectar estudantes, professores e demais interessados no tema educação

Às 9h da próxima sexta-feira, 17 de setembro, será aberta oficialmente a segunda edição do Se Liga na Escola. A iniciativa, que é promovida pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Estado de Educação da capital, ocorrerá em uma plataforma virtual e mobilizará estudantes e professores da rede pública e também da rede particular de ensino brasiliense até o dia 27 de setembro.

Durante a abertura, estudantes, professores e demais interessados em temas como inovação, empreendedorismo e criatividade poderão acompanhar uma série de palestras inspiradoras, apresentadas pela especialista em inteligência emocional Maryana Rodrigues, mais conhecida como Maryana com Y. Ela se intitula humorologista, e em suas apresentações combina conceitos de inteligência emocional, comunicação, criatividade e liderança para impactar pessoas.

O brasiliense Ryan Maia e o recifense Murilo Gun também se apresentarão durante o lançamento da iniciativa. Ryan ostenta o título de mais jovem escritor a ingressar na Academia de Letras do Brasil (ALB). O garoto tem apenas dez anos de idade, possui altas habilidades/superdotação e ganhou destaque nos últimos anos ao abrir o seu próprio negócio, uma hamburgueria que lhe conferiu o título de empreendedor mais jovem do Brasil. Ele irá apresentar a palestra Teoria dos 3 Elementos, da qual é idealizador. Já Murilo é humorista, empreendedor, professor de criatividade e fundador da Keep Learning School. Ele dará dicas incríveis sobre como ter propósito, atitude, ser criativo, trabalhar a inteligência emocional e se conectar com o que realmente importa.

As inscrições para acompanhar o evento de lançamento são gratuitas e podem ser feitas por meio da página da iniciativa na internet (www.seliganaescola.com.br) até o horário de início da transmissão.

Gincana

Na plataforma criada pelo Sebrae no DF e pela Secretaria de Estado de Educação do DF também estará disponível uma gincana. A ideia começou a ser desenvolvida no ano passado e tem o objetivo de aprimorar a conexão que naturalmente é estabelecida entre estudantes, professores e a comunidade escolar. Para isso, será criado um cenário harmônico e divertido, em que serão empregados recursos lúdicos apropriados para estimular o aprendizado e o empreendedorismo. Desse modo, Sebrae e Secretaria de Educação também almejam combater o aumento da evasão escolar, além de transmitir as mensagens de que o professor é um agente de transformação social e de que cada estudante é criativo e capaz de se adaptar e criar soluções para o seu futuro.

Podem participar da gincana virtual os estudantes devidamente matriculados no ensino fundamental, ensino médio, ensino profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de educação do Distrito Federal. Os participantes precisam criar uma equipe composta, obrigatoriamente, por três estudantes da mesma escola e do mesmo ano de ensino. Juntos, eles serão apresentados a desafios em formatos diversos, como quizzes, enigmas e atividades práticas que abordarão os temas dos jogos na educação, comunidade, comunicação, inovação e aplicabilidade. Já aqueles que não estiverem matriculados na rede pública de ensino, mas estiverem interessados no tema da educação, poderão acessar conteúdos e vídeos variados que estarão disponíveis gratuitamente no site.

No decorrer das atividades, os estudantes poderão contar com a ajuda de pais, professores e amigos para solucionar os desafios. Para cada meta cumprida, as equipes participantes receberão pontuações e serão classificadas em rankings. As 30 mais bem colocadas receberão um troféu de campeão, certificado de participação e também um smartphone. As escolas das equipes campeãs também receberão um troféu de participação.

As inscrições para participar da gincana Se Liga na Escola, ficarão abertas até o último dia das atividades, ou seja, 27 de setembro. O encerramento da iniciativa ocorrerá no dia 8 de outubro, com a divulgação dos resultados e a premiação das equipes vencedoras. A ocasião contará com a participação do humorista Diogo Almeida, que irá apresentar o stand up Vida de Professor. Ele relata, de maneira inusitada e engraçada, as situações que envolvem professores, alunos e demais profissionais ligados à educação.

 

Serviço –Se liga na Escola

Evento ONLINE e GRATUITO

Data de lançamento: 17 de setembro

Horário: 9h

Divulgação dos resultados e premiação da gincana: 8 de outubro, às 10h

Inscrições e informações: www.seliganaescola.com.br

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br  

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br