ARTESANATO

Prêmio do Sebrae trará reconhecimento ao artesanato brasiliense

Iniciativa também visa incentivar a formalização dentro do segmento e valorizar a região do Cerrado e os monumentos arquitetônicos situados na Capital Federal

A Casa de Chá de Brasília, monumento construído em um subsolo localizado atrás do Panteão da Pátria e a poucos metros do Palácio do Planalto, receberá, na noite  do dia 14 de setembro, o lançamento do Prêmio Brasília Sebrae Artesanato. O evento, organizado pelo Sebrae no Distrito Federal com apoio do Banco de Brasília (BRB) e da Secretaria de Turismo do DF (Setur), ocorrerá a partir das 19h e será restrito a convidados, seguindo todos os protocolos de biossegurança determinados pelo governo local. O lançamento também poderá ser acompanhado pelo canal do YouTube do Sebrae no DF(www.youtube.com/sebraenodf).

A premiação tem o objetivo de enobrecer o trabalho desempenhado por artesãos e artesãs que atuam no DF e diariamente contribuem para a continuidade da identidade cultural, sobretudo, evidenciando a região do Cerrado e os monumentos arquitetônicos localizados na Capital Federal, assim como sua história, identidade, iconografia, orgulho e valor. Com a ação, o Sebrae também espera incentivar a formalização de profissionais que no momento trabalham com artesanato de maneira informal.

Todos os detalhes do concurso serão apresentados ao longo do evento, assim como os benefícios da ação para o segmento e principalmente para o Distrito Federal. Na ocasião também será realizada uma palestra acerca do mercado de artesanato.

As inscrições para concorrer ao prêmio serão abertas logo após o fim do evento de lançamento e contemplarão mestres artesãos, artesãos, aprendizes de artesanato e artistas. Eles poderão produzir peças utilizando elementos como flores, madeira, bordado, pintura, adornos, esculturas e joias. 

A premiação está prevista para ser realizada no dia 30 de novembro e também será uma oportunidade também para celebrar a cultura brasiliense, ratificando os premiados e divulgando as obras do artesanato que, posteriormente, poderão estar disponíveis em locais turísticos da capital.

Ao fim do concurso será criado um catálogo com as participações e premiados. Na publicação estará disponível um breve resumo sobre a trajetória do artesão ou artesã, sua metodologia de produção e inspirações. Esse material será disponibilizado aos turistas e, com isso, os organizadores esperam promover o artesanato de qualidade e também estimular o consumo e a comercialização.

Serviço – Lançamento Prêmio Brasília Sebrae Artesanato

Data: 14 de setembro

Horário: 19h

Local: Casa de Chá, Praça dos Três Poderes

Transmissão: www.youtube.com/sebraenodf

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                        

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: 
christiane@df.sebrae.com.br