SEBRAE INOVA DIGITAL TALKS

Nova edição do Sebrae Inova Digital Talks traz reflexão sobre o uso da tecnologia na era digital

Evento chegou à sua quarta edição e contou com a participação de José Luiz Tejon e Gil Giardelli

O escritor, palestrante e professor, José Luiz Tejon foi uma das atrações da quarta edição do Sebrae Inova Digital Talks, evento promovido de pelo Sebrae no Distrito Federal de forma virtual na noite desta terça-feira, 28 de setembro. A realização debateu como trabalhar a tecnologia na era digital e contou, também, com a participação do professor, roboticista e difusor de conceitos e atividades ligados à inovação e membro da World Federation Future Studies e da World Future Society, Gil Giardelli.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, foi quem abriu a transmissão comentando sobre a importância do uso da tecnologia para a vida humana. Ele também observou que essa realidade, cada vez mais presente nas rotinas das sociedades globais, não veio para substituir o fator humano, mas sim para contribuir que o trabalho desenvolvido seja ainda melhor. “Será que os robôs vão substituir a mão de obra humana? A gente sempre se pergunta, também, se a inteligência artificial vai se sobrepor à humana. Eu tenho certeza que não! Essa tecnologia é criada por nós e, por isso, não temos o risco de perder o nosso lugar. Porém, a conectividade é importante, é fundamental. A gente precisa estar conectado com as tendências de mercado”, afirmou.

Na sequência, os participantes puderam acompanhar a apresentação feita por José Luiz Tejon, que iniciou sua exposição observando que para o agricultor alcançar uma performance de nível elevado é preciso investir em tecnologia e inovação. Ele também pontuou acerca do avanço da utilização da tecnologia no meio rural e lembrou que a cadeia produtiva do agronegócio não está resumida apenas em oportunidades relacionadas à agricultura, à pecuária, ou à criação de animais. “As oportunidades não estão apenas disponíveis dentro da porteira. Há chances de negócios da porteira para fora, como startups que desenvolvem sistemas de apoio à gestão, oportunidades no campo de distribuição de produtos, na revenda de maquinários, no cooperativismo, entre outros”, explicou.

Tejon, que também é doutor em Educação, destacou, ainda, a importância de usar a tecnologia para proporcionar uma experiência ao cliente e finalizou sua apresentação defendendo a necessidade de cultivar relações interpessoais (capital afetivo). Segundo ele, esse comportamento é fundamental para qualquer pessoa alcançar o sucesso e ter uma jornada plena. “Nós somos o resultado das pessoas que nós conhecemos, somos o resultado das pessoas que admiramos e quando isso ocorre, somos admirados. Somos o resultado do networking que fazemos”, concluiu.

Em seguida, Gil Giardelli chamou a atenção de quem acompanhou a transmissão afirmando que a humanidade chegou ao fim da era digital e também ao fim da quarta revolução industrial, além de falar um pouco de seu trabalho com robôs e explicar que a ciência tem sido o motor da prosperidade. Giardelli apresentou exemplos concretos de países que estão investindo em ciência e tecnologia e assim garantindo prosperidade para seus povos.

 

Ao lado de Pepper – robô já disponível no Brasil e que armazena tecnologia capaz de programar diferentes modelos de robôs para atuar em hospitalidade, educação, saúde, segurança e varejo –, o roboticista falou ainda sobre o potencial da tecnologia, sobretudo para gerar experiências satisfatórias a clientes, e defendeu a convivência harmônica entre humanos e robôs. “Não podemos ir contra os robôs, precisamos correr a favor deles e daí desenvolver as nossas capacidades cognitivas, como empatia, criatividade, agilidade cultural e pensamento crítico”, pontuou. “Sejam bem-vindos ao mundo híbrido, ora formado por humanos, ora formado por máquinas”, concluiu Giardelli.

Caso tenha perdido a transmissão ao vivo, não se preocupe. Acesse o site www.sebraeinovadigital.com.br e confira a íntegra da palestra. O conteúdo ficará disponível para visualização até o dia 30 de novembro.

Sebrae Inova Digital 2021

O Sebrae Inova Digital Talks tem ocorrido mensalmente, sendo parte integrante e também evento de preparação para o Sebrae Inova Digital 2021, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro, de forma virtual e gratuita. A realização reunirá especialistas renomados, nacional e internacionalmente, para compartilhar conteúdos valiosos para micro e pequenos empreendedores, além de potenciais empresários acerca de temas como a era da hiperconectividade e o poder da influência no século XXI; comunicação e liderança participativa para engajar pessoas e empresas; novos rumos tecnológicos; e empreendedorismo digital.

O objetivo da realização é apoiar os participantes a desenvolver estratégias sólidas capazes de impulsionar o crescimento ou ideia de negócio.

As inscrições para acompanhar o evento já estão abertas e podem ser feitas por meio da internet, em www.sebraeinovadigital.com.br.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br  

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br