DESBUROCRATIZAÇÃO

Mutirão da Simplificação descomplica rotina de empreendedores em Taguatinga

Mais de 200 empreendedores aproveitaram a presença do Sebrae na cidade e participaram de seminários e oficinas gratuitas

Chegou ao fim na última sexta-feira, 29 de novembro, o Mutirão da Simplificação 2019. A iniciativa, promovida pelo Sebrae no Distrito Federal em parceria com o governo local, foi realizada na QNE 29, em Taguatinga, e ao longo de quatro dias orientou 1.250 pessoas quanto ao registro e licenciamento de empresas, e capacitou mais de 200 empreendedores por meio de seminários e oficinas totalmente gratuitas.

A praticidade de operação do sistema de registro e licenciamento de empresas, o RLE@Digital, acelerou o ritmo de atendimento. Por meio da plataforma eletrônica, que concentra as informações necessárias para formalizar um novo negócio, foi possível evitar que o público atendido durante a realização precisasse se deslocar entre diversos órgãos públicos para abrir seu empreendimento.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, comemorou os resultados da iniciativa e ressaltou a parceria mantida pela entidade com o Governo do Distrito Federal e com outras instituições. “A atuação do Sebrae no DF é potencializada por seus parceiros. Juntos, estamos facilitando a vida do pequeno empreendedor brasiliense e os resultados alcançados com a realização deste Mutirão aqui em Taguatinga comprovam isso”, assegura.

Entre as instituições parceiras do Sebrae que marcaram presença e ajudaram a facilitar a vida dos pequenos empreendedores da região estão Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil; Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Vigilância Sanitária; Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Distrito Federal (Jucis/DF) DF Legal; Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE); Secretarias de Estado de Economia, da Fazenda e de Trabalho; Banco de Brasília (BRB); Banco do Brasil; Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB/DF); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon/DF); Institui Nacional de Seguridade Social (INSS); Receita Federal do Brasil; e a Secretaria de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa, Empreendedorismo e Artesanato.

Alex Batista, morador de Taguatinga e empreendedor em Águas Claras, foi um dos beneficiados com a presença das instituições. Ele formalizou um negócio há dez anos, deu baixa e decidi abrir um novo empreendimento há dois anos. Desde então, acumulou débitos com a Receita Federal e não conseguiu deixar outros compromissos em sua empresa para resolver sua situação. “Coloquei os pingos nos ‘is’. Parcelei o que estava devendo e a partir de agora vou manter as contas da minha empresa em dia. Estava com medo de perder os benefícios previdenciários, mas em poucos minutos essa sensação foi embora”, contou o empreendedor.

Morador de Brazlândia, distante cerca de 30 km de Taguatinga, Alôncio Luiz dos Santos foi outro beneficiado pelos atendimentos do Mutirão. Ele ficou sabendo sobre a força-tarefa por meio por meio de um noticiário local e decidiu ir até o local para se formalizar como microempreendedor individual. “Trabalho informalmente com segurança eletrônica e vim deixar tudo em ordem para poder trabalhar formalizado, assim poderei emitir minhas notas e administrar melhor o meu negócio”, comentou.

O Mutirão da Simplificação foi promovido pela primeira vez em 2016, na Ceilândia. De lá para cá, a força-tarefa atendeu a cerca de 42,5 mil pessoas e capacitou mais de 9,2 mil empreendedores em diversas localidades do Distrito Federal.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br      

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br

Tags: Desburocratização, Mutirão da Simplificação, Sebrae no DF