DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Lideranças se reúnem para consolidar Plano Estratégico Regional do projeto LIDER

No oitavo e último encontro, projeto abordará a institucionalização e governança do desenvolvimento do Distrito Federal

Empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil voltaram a se reunir nos dias 27 e 28 de agosto para o 7º Encontro do projeto LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional. Desta vez, a solução promovida pelo Sebrae no DF em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Estratégico do DF (Codese/DF) ocorreu na Universidade Corporativa Sebrae, na 515 Norte, e teve como propósito consolidar o Plano Estratégico Regional que estimulará o desenvolvimento sustentável e também promoverá um ambiente mais favorável aos pequenos negócios no Distrito Federal.

 A diretora-técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, acompanhou o início das atividades e reforçou a importância de capacitar as lideranças locais por meio do projeto. “Os líderes são pessoas que conhecem profundamente a realidade das cidades do DF e desejam que essas localidades se tornem lugares cada vez melhores. Eles provam isso vindo até aqui, compartilhando experiências, pensando no bem comum e no desenvolvimento econômico e empresarial de suas regiões e, consequentemente, no do DF”, analisou a diretora.

Rose também aproveitou a ocasião para falar do projeto Cidade Empreendedora, lançado no início deste mês e cujo objetivo é acelerar o processo de transformação econômica com o apoio da gestão pública e de lideranças locais. Segundo Rose, uma ação integrada entre os dois projetos acontecerá em futuro próximo. 

 Na sequência do encontro, o professor e consultor na área de gestão em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e Regional, Arnaldo Junior Farias, frisou a importância do detalhamento das metas estratégicas. Ele formou grupos de líderes a fim de que cada um expusesse seus conhecimentos à mesa, facilitando a formulação do plano de ação para as metas priorizadas.  

A gestora do projeto LIDER no Sebrae no DF, Ludmila Castro, explicou que as ações de desenvolvimento das regionais foram baseadas em um planejamento claro e minucioso, obedecendo a competência de cada localidade. “Foi feito um diagnóstico e, a partir dele, implementamos atividades coerentes para cada região. Por exemplo, se uma área tem vocação para o turismo, isso será respeitado e fomentado com mais afinco”, afirmou Ludmila. 

Luiz Eugênio, gestor da Câmara de Comércio e Serviços do Codese/DF e vice-presidente da Associação Comercial do DF, foi uma das lideranças presentes ao encontro. Segundo ele, o LIDER proporciona momentos profundos para discutir ações, elaborar propostas e agregar conteúdos visando um maior nível de crescimento para as localidades.

O gestor faz parte da comissão responsável pela priorização das metas do projeto e deu detalhes do processo. “O documento utilizado para a formulação do Projeto LÍDER tem 580 metas, destrinchamos ele com muita cautela e reduzimos para 22. Foi um trabalho pesado; estamos na reta final mas sabemos que ele não acaba aqui. Temos uma missão a ser colocada em prática”, disse. 

A fase operacional do LIDER conta com oito encontros. O primeiro ocorreu no mês de fevereiro e debateu a construção da coesão e identidade visual do grupo. O segundo encontro discutiu a gestão compartilhada da mudança; o terceiro, o desenvolvimento da liderança empreendedora; e o 4º encontro debateu as oportunidades de articulação e negociação. O 5º módulo abordou a escolha do futuro da região e o 6º discutiu a formulação de estratégias de desenvolvimento. Após o 7º encontro, o projeto abordará a institucionalização e governança do desenvolvimento da região no 8º encontro, no próximo mês. Entre os próximos passos do LIDER também está inclusa a consolidação do documento, da governança, apresentação à comunidade e contratualização para execução.

 O projeto LIDER é uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em todo o território nacional e no DF está em sua 1ª edição, abrangendo o Eixo Central/Oeste, formado por nove Regiões Administrativas (RAs): Plano Piloto, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires, SCIA - Estrutural, Guará e SIA).

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

 Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: 
christiane@df.sebrae.com.br