CASO DE SUCESSO

Lavanderia automatizada traz conforto e praticidade aos brasilienses

A LaveYou surgiu há dois anos pelas mãos da paulista Ana Paula Santos. O empreendimento une os conceitos self-service e pay-per-use para oferecer a higienização de roupas do dia a dia e também de itens de cama, mesa e banho

Ana Paula Santos, hoje com 47 anos, ainda morava em sua cidade natal, São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, quando compreendeu que qualquer pessoa carrega em si a capacidade de empreender, de identificar problemas e desenvolver soluções inovadoras que gerem impacto positivo para a sociedade. Contudo, a vontade de ter o seu próprio negócio só veio aflorar anos mais tarde, quando Ana Paula já morava no Distrito Federal. Ela, então, teve a ideia de montar a LaveYou, uma lavanderia que utiliza os conceitos self-service e pay-per-use, ideal para pessoas que gostam de realizar todo o processo sozinhas, porém, fora de casa e com a qualidade de máquinas profissionais.

A inspiração para criar sua própria empresa surgiu enquanto Ana Paula dirigia por uma avenida do Sudoeste, entre 2018 e 2019. Nessa ocasião, a paulista avistou uma lavanderia self-service e, curiosa para entender melhor como funcionava aquele empreendimento, salvou o contato da loja e ligou para o proprietário, que lhe atendeu prontamente.

Os dois marcaram uma reunião. O dono daquela loja – a única lavanderia self-service brasiliense até então – compartilhou toda a sua experiência no mercado, explicou como o modelo de negócio funcionava e isso serviu como combustível para Ana Paula aprofundar seus conhecimentos sobre o universo das lavanderias. Ela realizou diversas pesquisas sobre o segmento, amadureceu a ideia, arrumou toda a parte burocrática e por fim escolheu o local em que abriria sua loja, que ganhou forma em outubro de 2019. “Eu digo que recebi uma sementinha e consegui plantá-la e cultivá-la”, lembra.

O espaço foi aberto no Vitrinni Shopping, em Águas Claras, e passou a oferecer ao público um serviço totalmente automatizado – sem funcionários, rápido, prático e com preço acessível para a higienização de roupas do dia a dia e também de itens de cama, mesa e banho.  O ambiente é moderno e permite que os clientes desfrutem de livros, revistas, música, televisor, internet e até de uma bicicleta ergométrica, enquanto esperam a lavagem de suas roupas terminar.

A loja também dispõe de um espaço coworking e de um interfone, que pode ser acionado a qualquer momento, conectando o cliente com a central de relacionamento da marca, que funciona em tempo integral. A movimentação no interior da loja também é acompanhada pela central, por meio de câmeras, sem que ninguém precise ir ao local.

Outros diferenciais que lavanderia tem são o funcionamento, que ocorre sete dias por semana, incluindo feriados; o pagamento automatizado, que pode ser feito com o uso de cartões de crédito ou débito, dinheiro em espécie, pix e transferência bancária; e a proximidade a outros negócios, como academia, padaria, farmácia e salão de beleza.

Evolução na pandemia

Os seis primeiros meses de atividade se passaram como em um piscar de olhos e a praticidade proporcionada pelo conceito da LaveYou atraía cada vez mais os moradores de Águas Claras. Contudo, Ana Paula, a exemplo de milhares de outros empreendedores, foi surpreendida com a chegada da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal e com os primeiros decretos expedidos pelo governo local que restringiram tanto a circulação de pessoas quanto as atividades comerciais.

A empreendedora, então, tomou uma decisão que mudou completamente o rumo de sua marca. “Ninguém podia entrar na loja e com isso eu pensei: o que eu vou fazer da minha vida agora? Decidimos, então, ir para dentro da lavanderia e a receber os clientes na porta. Fizemos a lavagem e secagem por eles no pior momento da pandemia em 2020 e isso foi bom para eu conhecer ainda mais o meu cliente”, conta.

Em meio ao cenário de incertezas provocado, a empreendedora buscou por conhecimentos e aproveitou diversos conteúdos ofertados gratuitamente pelo Sebrae no Distrito Federal. As capacitações ministradas virtualmente por técnicos e consultores credenciados à instituição ajudaram Ana Paula a sensibilizar seus clientes por meio das redes sociais. “Tornei as chamadas das redes sociais mais atrativas. Coloquei os diferenciais da minha marca em voga. A engrenagem não parou de funcionar e a LaveYou cresceu com a pandemia”, revela a empreendedora.

Ana Paula seguiu, ainda, uma série de outras orientações fornecidas pelo Sebrae no DF para que as contas mensais pudessem fechar no azul, como a renegociação de dívidas e do valor do aluguel da loja e também firmou acordo com fornecedores de insumos para o funcionamento dos maquinários da lavanderia.

Hoje, prestes a completar dois anos da inauguração de sua marca, Ana Paula já colhe frutos significativos de sua dedicação e empenho. A empreendedora abriu recentemente uma segunda unidade da LaveYou em um posto de gasolina localizado na 415 da Asa Sul. O espaço, inspirado nas lavanderias americanas, está disposto em um contêiner e oferece os mesmo serviços disponíveis na primeira unidade. Além disso, a empreendedora frequentemente recebe convites para expandir a marca para outras regiões do DF, do Brasil e já amadurece a intenção de formatar uma rede de franquia.

Outro objetivo da empreendedora é fazer futuramente com que as lavanderias possam funcionar 24h por dia e beneficiar ainda mais a população. “Não vendemos apenas um serviço de lavagem de roupas. A LaveYou nasceu para ser mais do que isso. Oferecemos praticidade, conforto, otimização do tempo e também transformamos o ato de lavar roupas em uma experiência agradável e divertida”, finaliza Ana Paula.

Serviço – Lavanderia LaveYou

Endereços: Rua 13 Norte, Loja 121, Vitrinni Shopping, Piso Boulevard (varanda externa) – Águas Claras / Posto BR 415 Sul – Asa Sul

Contato: (61) 9 9807 1616

Instagram: @laveyou.aguasclaras /@laveyou.asasul