SEBRAE INOVA DIGITAL

Futuro das redes sociais é destaque no segundo dia do Sebrae Inova Digital

A programação do evento ainda contou com a realização de palestra sobre renda digital e liberdade financeira

O som eletrônico produzido pela jovem DJ Rivkah, de 13 anos, embalou o início da transmissão do segundo dia do Sebrae Inova Digital, realizado nessa sexta-feira, 13 de novembro. A empolgação, no entanto, se manteve alta mesmo após o som ser interrompido para que mais um time de especialistas entrasse em cena para compartilhar informações valiosas sobre as redes sociais.

Assim como na quinta-feira, o evento foi apresentado pelo investidor e um dos mais influentes empreendedores de startups do Brasil, Edson Mackeenzy. Além de interagir com a jovem Rivkah, ele conversou com o co-fundador da Resultados Digitais, André Siqueira, e com a primeira influenciadora digital de moda do Brasil, Camila Coutinho.

O trio participou do painel Redes Sociais do Amanhã: Experiência, Influência e Humanização e reforçou que as redes sociais mudam diariamente, oferecendo novas ferramentas, recursos e modos de conexão. Assim, elas não podem mais ser consideradas apenas entretenimento, mas devem ser vistas como uma robusta ferramenta de comunicação em massa que permite informar, vender, comprar, divulgar movimentos, mobilizar ao redor de causas e reunir grupos de interesse - tudo isso, em poucos minutos e cliques.

Ao final do painel, Mackeenzy conversou com o fundador da Segredos da Audiência e um dos co-autores do livro Negócios Digitais, Samuel Pereira, que apresentou palestra sobre renda digital e liberdade financeira.

Redes Sociais do amanhã: experiência, influência e humanização

Em um primeiro momento, os espectadores do evento puderam ouvir uma breve história contada por André Siqueira. Ele voltou alguns anos no tempo para falar sobre a origem de sua empresa e ressaltar os aprendizados que adquiriu para dar forma ao negócio e ao RD Summit, hoje um dos maiores eventos de marketing e vendas da América Latina.

André falou do valor da internet para seu desenvolvimento pessoal, para a concretização de vendas e orientou os participantes quanto à necessidade de conhecer seus clientes. Ele falou também que é preciso entender o processo de aquisição de clientes - atrair, transformar em uma pessoa próxima, construir e manter um canal relacionamento, elevar a confiança e a segurança desse potencial cliente e, por fim, concretizar a venda. “Temos que pensar igual a um time de futebol. Em campo, cada membro do time possui uma função diferente. Os setores da equipe se complementam, trabalham para que a bola chegue a quem está à frente e para que essa pessoa tenha possibilidade de finalizar no gol adversário. Assim acontece dentro do ambiente corporativo. Nenhum time funciona sozinho”, afirmou.

Na sequência, os espectadores do evento puderam ouvir Camila Coutinho. A influenciadora digital e fundadora do blog Garotas Estúpidas contou que durante o período de isolamento social buscou vivenciar experiências de crescimento e conseguiu impulsionar ainda mais sua carreira. No último mês de setembro, por exemplo, ela lançou sua marca de produtos capilares, a GE Beauty, que é fruto de mais de dois anos de amadurecimento de ideias.

Camila contou também que teve sua marca plagiada e como ela soube tirar proveito de tal situação. “Fiz do limão, limonada e hoje tenho minha própria marca de beleza capilar, inspirada em ocupar o seu próprio espaço no mercado”, disse. Ela ainda aproveitou a oportunidade para passar dicas para que empreendedores e produtores de conteúdo fiquem próximos de seus públicos, respeitando as diversas opiniões tão presentes nas redes sociais. “Muitas vezes as redes sociais inflamam para que a gente comente sobre tudo. É preciso se precaver. Quando for falar, fale do que realmente entende e não sobre algo que não domina, por simples pressão dos seguidores. A gente é muito mais responsável falando de assuntos que a gente entende”, acrescentou.

Camila ainda alertou os participantes da importância de estabelecer conexões humanas e fazer das redes sócias ambientes harmoniosos para se estar e compartilhar experiências, momentos e conteúdos.

Outro fenômeno das redes sociais apesar da pouca idade, a DJ Rivkah tem mais de 300 mil seguidores no Instagram. Na avaliação dela, a pandemia impôs a necessidade de mudanças, e a digitalização foi uma delas. “Grandes inovações surgiram em momentos difíceis para a humanidade, e eu acredito que essa pandemia tem uma mensagem bem positiva para passar para nós. É preciso abrir nossas gavetas, quebrar paradigmas e não ficarmos presos a padrões antigos que sugam a nossa criatividade. É hora de mudar e as redes sociais podem nos ajudar”, comentou.

Rivkah também falou sobre as mensagens que transmite por meio de suas redes sociais e reforçou a opinião apresentada por Camila Coutinho. “Não estou nas redes para forçar as pessoas a ser o que eu desejo. Quero informá-las e assim ajudar a construir um mundo mais sustentável”, completou.

Renda digital e liberdade financeira

Para finalizar o segundo dia, Samuel Pereira apresentou a palestra Como Criar Renda Digital e Conquistar Sua Liberdade Financeira. Ele instigou cada participante a fazer a internet trabalhar a seu favor e, citando uma frase de Bill Gates, salientou a importância da presença digital para os pequenos negócios. “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas - as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”, disse.

Samuel contou sua própria história para ilustrar a importância do digital na rotina das empresas. Lembrou que já chegou a passar horas em sites de relacionamento na internet divulgando seus produtos. Hoje, Samuel é uma pessoa que ajuda empreendedores a criar negócios online sustentáveis a longo prazo por meio de estratégias de tráfego e audiência.

Durante a palestra, ele ainda compartilhou dicas para atrair seguidores, aumentar alcance e facilitar a criação de conteúdos que gerem valor e que resolvem uma dor. “Comunicação não é o que você fala, é o que o outro escuta. E o que o outro escuta é o que vai definir se você vende ou não”, concluiu.

Samuel também é CEO da Mostarda Web, empresa que atua em diversos segmentos do mercado digital como infoprodutos, sites de entretenimento, saúde e informação. Ele contabiliza mais de 200 milhões de visualizações em suas páginas e mais de 1 milhão de seguidores em seus perfis nas redes sociais.

 

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