EMPREENDEDOR DO FUTURO

Educação empreendedora é tema central de Jornada Pedagógica da Orientação Educacional 2021

Iniciativa foi organizada pela Secretaria de Educação do DF, pela Gerência de Orientação Educacional e pelo Sebrae no DF e contou com a participação de especialistas e realizou estudos dirigidos sobre cultura de paz e educação ambiental, entre outros

Orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram, na semana passada, de uma jornada pedagógica na qual puderam conhecer um pouco mais sobre as vantagens da educação empreendedora e o seu potencial para transformar realidades. O evento foi realizado de forma virtual e ocorreu no âmbito do projeto Empreendedor do Futuro, desenvolvido pelo Sebrae no DF com o apoio da Secretaria de Educação da capital.

O público que participou do evento foi escolhido estrategicamente. Os orientadores educacionais são profissionais capacitados para trabalhar diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e cognitivo; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; junto à escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e também com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e/ou responsáveis.

“Os orientadores educacionais têm compromisso com a formação permanente dos estudantes. Eles diariamente apoiam, orientam e resgatam alunos. Portanto, prepará-los para inserir o empreendedorismo na vida de outras pessoas é algo extremamente favorável para o futuro. Estamos ajudando a construir uma Brasília cada vez melhor”, afirmou o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, durante a transmissão do evento.

Ao todo, mais de 900 profissionais participaram da jornada, que teve duração de três dias. Ele puderam acompanhar uma série de palestras e ainda participaram de estudos dirigidos que debateram temas como cultura de paz, educação ambiental, projeto de vida e, claro, orientação educacional.

O primeiro palestrante a falar com os orientadores educacionais foi Ryan Maia, brasiliense de apenas nove anos de idade, considerado o palestrante mais jovem do Brasil. Ryan é empreendedor (abriu sua própria hamburgueria) –, escritor (autor de dois livros) e recebe atendimento especializado por possuir grandes habilidades de aprendizado. Ryan desenvolveu uma conversa descontraída com os participantes, falando sobre a relação dos professores e pais na construção e desenvolvimento da educação pedagógica de crianças, adolescentes e jovens. Ele também expôs conhecimentos, habilidades e atitudes que julga serem fundamentais para transformar ideias em soluções inovadoras.

O professor, filósofo e escrito Gabriel Perissé foi o segundo palestrante aos mais de 900 orientadores. Ele, que já publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática, além de milhares de artigos e ensaios em revistas, jornais e blogs apresentou uma palestra sobre tecnologia, legado pedagógico e novos espaços de aprendizado.

Por fim, a jornada pedagógica contou com a participação do palestrante, escritor e psicólogo clinico, Rossandro Klinjey. Também especialista em educação e desenvolvimento humano, ele falou sobre o orientador pedagógico como agente de desenvolvimento emocional do educando e sobre como lidar com opiniões negativas e focar no seu crescimento pessoal e emocional.

Rossandrro já esteve presente em outra realização do Sebrae no DF. Em novembro do ano passado ele participou do Sebrae Inova Digital, quando comentou sobre o tema “O componente humano na inovação escolar” para professores, gestores escolares e também estudantes.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

                                       

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br