CONSULTORIAS

Consultorias do Sebrae no DF beneficiam pequenos empresários

Apoio especializado de profissionais credenciados ao Sebrae tem ajudado os donos de pequenos negócios a aprimorar práticas de gestão e otimizar recursos

Contar com apoio especializado para solucionar problemas é algo que comprovadamente reduz as chances de insucesso no mundo empresarial. Contudo, esse trabalho de consultoria não serve apenas para evitar que problemas aconteçam, mas sim para identificar soluções e recomendar ações de melhorias a fim de aprimorar práticas de gestão, otimizar recursos e auxiliar empresários em suas tomadas de decisões.

O Sebrae no Distrito Federal tem levado essa dose de esperança a milhares de donos de micro e pequenas empresas. A instituição está oferecendo um rol de consultorias gratuitas e com isso, tem contribuído para que milhares de empreendimentos locais possam superar os obstáculos impostos pela pandemia, permanecendo ativos no mercado e financeiramente saudáveis.

Um dos empresários beneficiados pelas soluções do Sebrae é Raphael dos Santos Siqueira, de 33 anos. Ele é proprietário da Siqueira Alfaiataria, que fabrica jalecos, scrubs (roupas sanitárias usadas por cirurgiões, enfermeiros, médicos e outros trabalhadores envolvidos no atendimento de pacientes em hospitais) e uniformes profissionais. Há cinco anos no mercado, o empresário sofreu arduamente com as restrições das atividades comerciais ainda no ano passado. “Enfrentei muitos problemas financeiros. A empresa ficou fechada por cinco meses, sem trabalho algum e com a equipe em quarentena. Nesse tempo eu percebi que tinha processos deficientes em minha gestão, até porque foi uma empresa que surgiu de um jeito muito amador, sem profissionalismo”, conta.

Com a virada do ano e suas atividades já retomadas, Raphael buscou apoiou junto ao Sebrae e tomou conhecimento das consultorias oferecidas gratuitamente pela instituição. O empresário começou por remodelar o seu processo de gestão. Inicialmente, sua empresa passou por uma consultoria financeira, o que resultou na contratação de uma contadora, e no momento está sendo beneficiada por consultores especializados em e-commerce e presença digital. “Estamos vivenciando um processo de organização interna muito expressivo na empresa. É algo que tem sido muito valoroso para nós e estamos muito comprometidos em alcançar os resultados que queremos, como o aumento do faturamento interno e a quitação das dívidas que foram geradas durante o período em que ficamos fechados”, analisa o empresário.

As consultorias do Sebrae também têm beneficiado a empresária Ana Carolina Navarro Mamede, 40 anos. Para ela, o resultado tem sido dobrado, já que administra duas empresas de pequeno porte. Ana é proprietária da Pharmac, empreendimento focado na comercialização de medicamentos, cosméticos, perfumaria e manipulação de fórmulas medicinais, que fundou ainda na época em que cursava farmácia na Universidade de Brasília (UnB), há 19 anos, e da Calissa Festas, marca formalizada em dezembro do ano passado, mas que há doze anos produz doces e prepara a decoração para festas e eventos em geral.

Assim como outros empresários, Ana Carolina sentiu o impacto da chegada da pandemia e recorreu ao Sebrae no DF para manter seus dois empreendimentos em atividade. A farmácia, que já atendia o público por meio do aplicativo WhatsApp, agora está prestes a lançar seu e-commerce e conta com uma presença digital bem consolidada. Investir no digital foi a estratégia adotada para o crescimento da Calissa Festas, que já soma mais de 46 mil seguidores no Instagram. “As consultorias me ajudaram bastante. Às vezes a gente fica batendo cabeça em alguns aspectos, e os conteúdos do Sebrae proporcionam ter mais clareza”, observa a empresária.

Ana Carolina também ressalta a gratuidade das consultorias. Segundo ela, contratar um especialista para viabilizar o crescimento de uma marca é um serviço que apresenta preços distintos, muitas vezes caros, o que pode tornar inviável a contratação por um micro ou pequeno empresário.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                                  

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br