Conheça os vencedores da etapa distrital do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Vitoriosos, Correio Braziliense, TV Globo, Rádio Nacional e Metrópoles agora disputam a etapa regional, e se classificados, participarão da etapa nacional. Resultado final será divulgado em janeiro de 2022

A etapa distrital do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo chega ao fim e os grandes vencedores foram trabalhos de profissionais do Correio Braziliense, TV Globo, Rádio Nacional AM e Portal Metrópoles. A premiação tem o objetivo de reconhecer esses profissionais da imprensa local que desenvolveram trabalhos em temas relacionados ao universo dos pequenos negócios nas categorias texto, áudio, vídeo e foto.

A seleção dos vencedores foi realizada por um júri organizado pelo Sebrae no Distrito Federal entre os meses de setembro e outubro. Na categoria texto, a primeira colocação ficou com a jornalista Ana Lídia Araújo, do Correio Braziliense, autora da reportagem Pandemia desencoraja ainda mais jovens nem-nem na busca por emprego, que contou com a colaboração de Ana Paula Lisboa. O texto narra o aumento da quantidade de pessoas que perderam a motivação para procurar trabalho, especificamente entre a população de 15 a 29 anos que nem trabalha e nem estuda.

A TV Globo foi a grande vencedora na categoria vídeo, com a reportagem Produtores rurais se reinventam na pandemia e mantêm vendas, produzida por Gabrielle Freire juntamente com Raphaella Sconetto, Anna Reis e Joelson Maia.

Com uma reportagem sobre uma empresa de tecnologia que apoia negros e negras no desenvolvimento de seus negócios, a Rádio Nacional AM se sagrou campeã da categoria áudio. O material foi produzido pelos jornalistas Simone Silva, Marli Arboléia e Anchieta Filho.

O Portal Metrópoles foi soberano na categoria foto, ocupando as três primeiras colocações. Os cliques eleitos pelos jurados foram todos registrados pelo fotógrafo Luiz Faria. A foto vencedora da categoria ilustra uma atração turística inaugurada em abril deste ano, no Núcleo Rural Lago Oeste, o Balancéu.

Com o término das etapas estaduais e distritais, os vencedores de cada categoria irão concorrer na etapa regional e os classificados participam da etapa nacional. O prêmio nacional para o finalista de cada categoria é um notebook e um smartphone de última geração, com configurações de alto desempenho e capacidade de edição de vídeos e fotos.

Os campeões nacionais serão conhecidos em janeiro de 2022. 

Confira abaixo os trabalhos vencedores de cada categoria:

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Texto
1º lugar: Pandemia desencoraja jovens (Correio Braziliense)
Representante do trabalho: Ana Lídia Araújo

Prêmio Sebrae de Jornalismo - Categoria Vídeo

1º lugar: Produtores rurais se reinventam na pandemia e mantém vendas (TV Globo)

Representante do trabalho: Gabrielle Freire

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Áudio

1º lugar: Afroempreendedor, uma empresa de tecnologia que auxilia negros e negras nos negócios (Rádio Nacional AM Brasília)

Representante do trabalho: Simone Magalhães da Silva

Prêmio Sebrae de Jornalismo – Categoria Foto

1º lugar: Balancéu (Portal Metrópoles)

Representante do trabalho: Luiz Faria

 

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br  

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br