SEBRAELAB

Comitiva portuguesa é apresentada ao BioTIC

Integrantes do grupo também conheceram a estrutura do Sebraelab, espaço que atua como fomentador da criatividade e inovação

Uma comitiva formada por integrantes da Embaixada de Portugal no Brasil visitou na última terça-feira, 21 de setembro, a estrutura do edifício de governança do Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC). As apresentações feitas na ocasião ocorreram no Sebraelab, espaço colaborativo administrado pelo Sebrae no Distrito Federal e que desde 2018 estimula a criatividade e a inovação de empresários, empreendedores de diversos segmentos econômicos da capital federal.

A diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha, foi quem deu as boas-vindas ao grupo português. Ela iniciou a apresentação fazendo um breve relato sobre as atividades desenvolvidas pela instituição, reiterou o papel estratégico do Sebrae para o desenvolvimento dos pequenos negócios da cidade e garantiu que o empreendedorismo é o caminho para a descentralização e a diversificação da economia da capital federal.

Na sequência, o presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique, resumiu como ocorreu o processo de instalação do parque tecnológico e detalhou o plano para uso e ocupação da área de aproximadamente 1.000.000 m² que está localizada entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília. O documento foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial do DF (Conplan) e permitirá implantar o empreendimento a partir da captação de recursos com a iniciativa privada. O objetivo é que o espaço contribua expressivamente para a mudança da matriz econômica do DF.

A comitiva também conheceu a estrutura do Sebraelab. O gerente de Atendimento Personalizado do Sebrae no DF, Ricardo Robson, foi quem conduziu a apresentação do espaço, distribuído por 800m² e que conta com espaços colaborativos (coworking), salas de ideação e reunião, estúdio para produção e gravação de conteúdos, auditório multiuso, espaços para descompressão (descanso) e experimentação (maker). Ricardo também recordou durante sua apresentação como era a rotina do Sebraelab no período pré-pandêmico.

Representando o embaixador de Portugal no Brasil, Nuno Rebelo, atual presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo, realizou um detalhada apresentação sobre a Missão Web Summit Lisboa 2021, uma viagem cujo objetivo é conectar donos de startups e empresários brasileiros interessados em negócios, tecnologia e inovação com integrantes de outros ecossistemas de empreendedorismo do mundo, principalmente com o da capital portuguesa, que figura entre uma das melhores regiões na Europa para criação de empresas.

Um dos pontos altos da missão é a participação na Web Summit, uma das maiores conferências tecnológicas voltadas para o universo de startups e empreendedorismo no mundo, e que neste ano será realizada entre o final de outubro e o início de novembro. A realização será feita de forma presencial e pela primeira vez em sua história contará com um estande brasileiro.

Ao fim da visita, Rose Rainha comemorou a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelo Sebrae no DF e também o potencial empreendedor presente no território brasiliense. “Foi um momento de integração”, definiu. “Já havíamos conversado com a embaixada a respeito do Sebraelab e eles manifestaram interesse em vir conhecer a estrutura. Em contrapartida, eles mostraram para nós e para os nossos empresários o que acontece de relevante em Portugal e que tem feito a diferença para a difusão do empreendedorismo por lá”, disse.

A diretora administrativa-financeira do Sebrae no DF, Adélia Bonfim, também comemorou a visita da comitiva. Segundo ela, a permuta de experiências foi fundamental e agregará valor ao trabalho desenvolvido pela instituição no apoio aos pequenos negócios e também no fomento ao empreendedorismo brasiliense. “Foi possível percebermos estratégias que têm sido utilizadas para engajar os empresários em Portugal e que podem ser replicadas aqui, na realidade do nosso pequeno empresário”, observou Adélia.

O representante da embaixada portuguesa, por sua vez, lembrou que estava presente no BioTIC há dois anos e destacou o desenvolvimento que o parque tecnológico conquistou no período. “À época, vi que era um projeto muito ambicioso. Hoje, estando aqui novamente, observo que as coisas estão andando, que objetivos estão sendo alcançados e isso trará resultados cada vez mais prósperos. O Sebraelab, em especial, tem uma grande contribuição para isso. É uma marca de peso”, concluiu Nuno.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br  

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br