CAPACITAÇÃO

Com apoio do Sebrae, seminário capacita gestores de academia no DF

Evento reuniu empresários, empreendedores e profissionais que buscam gestão estratégica, consolidação no mercado e visão de negócios

O Sebrae no Distrito Federal apoiou a realização do 1° Seminário para Empresas e Gestores de Academia, promovido pelo empreendedor e diretor do Capital Fitness Eventos, Fábio Padilha. A atividade foi realizada em um hotel da Capital Federal no sábado, 10 de agosto, e apresentou conteúdos nas áreas de finanças, vendas, marketing digital, arquitetura fitness e tecnologia.

O superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, destacou a importância dessa área de atuação na economia e a necessidade em fortalecer as empresas já existentes no setor. “Hoje, mais do que aumentar o número de empreendimentos, a gente precisa melhorar a produtividade do faturamento das empresas que já existem e a realização deste seminário tem essa finalidade. Precisamos ficar junto ao segmento fitness; ajudá-lo a fazer e a construir”, comentou.

Valdir também ressaltou que o mundo dos negócios e a forma de consumo do cliente mudaram, exigindo que os pequenos negócios procurem inovar e fazer diferente para se manter competitivos no mercado. “Temos que construir alternativas nas áreas em que as pessoas enxergam crises e problemas”, acrescentou o superintendente.

Hoje, o Distrito Federal conta com aproximadamente 1,2 mil academias. Desse número, cerca de 90% são classificadas como micro ou pequenas empresas, o que segundo a gestora do segmento de academias de Saúde e Bem-Estar do Sebrae no DF, Elizabete Aguiar, comprova o apoio da instituição. “Para levarem saúde e bem-estar à população do DF é fundamental desenvolver uma boa gestão. Queremos alcançar esses negócios e levar conhecimento para eles, gerando, assim, novos empregos, renda e contribuindo para o aumento da qualidade de vida no Distrito Federal”, explica a gestora.

Já Fábio Padilha lembrou que o Sebrae é um parceiro do segmento há muitos anos e, por meio de cursos, palestras, seminários e congressos, facilita a vida de empresários, permitindo a qualificação de colaboradores das academias brasilienses. “O Sebrae municia as academias com conhecimento. Nós acreditamos que a qualificação profissional é a solução dos problemas de uma empresa: vender mais e ter uma equipe mais envolvida e comprometida com a empresa são questões fundamentais nos dias de hoje”, reforçou Padilha.

A coordenadora de Vendas da Academia Clubecoat, Amanda Souza, foi uma das participantes do seminário. Ela decidiu participar do evento para ampliar os conhecimentos na área e contribuir com o desenvolvimento da empresa em que trabalha. “Ter acesso a um apoio de gestão como o que é oferecido pelo Sebrae, ajuda a ampliar a visão, dá um novo direcionamento. Não basta ter estrutura moderna com equipamentos de alta qualidade. Uma academia é feita de gente e depende de uma boa gestão”, afirmou a participante.

Case de Sucesso

Durante a realização do encontro, o superintendente do Sebrae no DF parabenizou a proatividade de Fábio Padilha, que segundo ele é um caso de sucesso da instituição. A história profissional de Fábio, desde que montou a primeira unidade da Runway Academia até ele se redirecionar e se transformar em um grande consultor de empreendedorismo nessa área fitness, teve a participação da entidade por meio de capacitações e consultorias.

Em 1994, quando abriu a primeira academia, Padilha enfrentou dificuldades, porque tinha conhecimentos técnicos, mas não noções sobre processos de gestão de uma empresa. “Eu abri a academia junto com a minha família. Nós sabíamos dar aula, mas não sabíamos administrar. Não sabíamos o que era fluxo de caixa, ou até mesmo qual funcionário era melhor que o outro. Então, ao longo do tempo, tivemos que correr atrás desse conhecimento. Fomos ao Sebrae, que nos ajudou a obter conteúdos fundamentais. Depois disso, a gente começou a crescer exponencialmente”, lembra.

Hoje a Runway conta com quatro academias no DF, acumula sete mil alunos, R$ 20 milhões em faturamento por ano e emprega 330 pessoas. “Sem o conhecimento em gestão fornecido pelo Sebrae nós jamais chegaríamos onde a gente chegou. Agradeço ao Sebrae por essa parceria estar firme até hoje!” finaliza Padilha.

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br