Colégio Vitória Régia promove feira de empreendedorismo em Águas Claras

Ação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae no DF e busca incentivar estudantes a praticarem o comportamento empreendedor

Cerca de 800 estudantes do Colégio Vitória Régia participaram, no sábado, 23 de novembro, da feira de empreendedorismo que marca a conclusão do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa, mobilizou alunos das quatro unidades da instituição de ensino, além de pais, professores, comunidade e aconteceu no ginásio de esportes do campus do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro), em Águas Claras, já que era necessário um espaço que comportasse todos os estandes e amostras dos trabalhos realizados pelos estudantes.

O JEPP é desenvolvido pela instituição de ensino em parceria com o Sebrae no Distrito Federal e tem a finalidade de incentivar os estudantes, matriculados entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental, a desenvolverem mentalidades e comportamentos empreendedores. Para isso, o Sebrae capacitou os professores da escola com a metodologia do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), para que eles pudessem compartilhar o conhecimento e incentivar os alunos a colocar em prática o conteúdo que aprenderam em sala de aula, como elaborar um plano de negócios, fazer pesquisa de mercado, desenvolver gestão financeira, confeccionar produtos para venda e por fim aplicar técnicas de atendimento ao cliente.

A feira marca a concretização do programa e está consolidada como a oportunidade que estudantes tem de apresentar suas próprias empresas e, de uma forma divertida, comercializar produtos/serviços como artigos de artesanato e presentes; chocolates e temperos, prestando ainda serviços de alimentação, entretenimento e recreação. “É nas salas de aula que são formados os futuros profissionais da nossa sociedade e o Sebrae, com a metodologia do JEEP, contribui para que essas crianças e adolescentes sejam incentivadas ao empreendedorismo. O estímulo é bem aplicado e resultará em pessoas com o empreendedorismo muito mais latente”, afirmou o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, em visita à feira.

Entusiasmada com o sucesso de mais um ano do programa, a diretora pedagógica do colégio, Priscila Madureira, ressaltou a melhora na interação dos alunos e também no processo de aprendizagem em sala de aula. Segundo ela, os que antes apresentavam timidez e dificuldades de assimilar determinado conteúdo tornaram-se mais comunicativos e conseguiram melhorar seus desempenhos.

Priscila salienta, ainda, que a feira causa ansiedade entre os estudantes. Segundo ela, desde o início do ano letivo foi possível perceber a dedicação e o engajamento dos alunos visando à iniciativa. “Como todo ano, as turmas se reuniram para traçar estratégias e encontrar uma melhor maneira de viabilizar produtos, estandes, produzir panfletos e também confeccionar seus uniformes de trabalho. Promoveram rifas, guardaram dinheiro do lanche, da mesada, buscaram doações e cativaram os pais. Muitos vieram até à escola para e se comprometeram a apoiar ainda mais essa culminância do projeto”, contou.

 

O JEPP já está consolidado como uma das principais atividades dentro do calendário anual da escola e o objetivo é que a feira cresça em proporção a cada ano. “Estamos pensando alto e queremos que a realização do ano que vem seja no estacionamento de um grande shopping de Brasília”, acrescentou Priscila.

Estudante do 5º ano, Murilo Morais e seus colegas de classe desenvolveram como ideia de negócio uma pequena lanchonete na qual comercializaram salgados e sucos variados. “Durante o ano todo a gente vendeu lanches na escola. Com o dinheiro que conseguimos, preparamos o nosso estande e estamos aqui para vender ainda mais e conseguir dinheiro para o nosso passeio”, disse o aluno.

Murilo contou também que durante as atividades foi possível aprender sobre clientes, concorrentes e produtos e que houve uma disputa sadia para saber quem iria ficar com a função de caixa durante a realização da feira.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                                

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br