SEBRAE INOVA DIGITAL TALKS

Autorresponsabilidade é foco da primeira edição do Sebrae Inova Digital Talks

Paulo Vieira, coach reconhecido internacionalmente e criador da revolucionária metodologia CIS, foi o convidado para a primeira transmissão. Ele também falou a respeito da adoção de uma mentalidade de crescimento

Micro e pequenos empresários, potenciais empreendedores e entusiastas da área puderam acompanhar, na noite da última terça-feira, 6 de julho, a primeira edição do Sebrae Inova Digital Talks. A iniciativa foi realizada de forma online e contou com a participação de Paulo Vieira, coach reconhecido internacionalmente e criador da revolucionária metodologia CIS – sigla para Coaching Integral Sistêmico. Na ocasião, ele falou sobre a importância da autorresponsabilidade e da adoção de uma mentalidade de crescimento, visando o período de pós-pandemia.

Os membros da Diretoria Executiva do Sebrae no Distrito Federal deram as boas-vindas aos participantes no início da transmissão e lembraram que a iniciativa funcionará como preparativo para a realização do Sebrae Inova Digital, evento previsto para acontecer entre os dias 9 e 11 de novembro, também de forma virtual. Na ocasião, Valdir Oliveira, superintendente da instituição, destacou que os temas propostos ajudariam na reflexão de ações futuras e questionou se os participantes estavam determinados a avançar na direção de seus objetivos. “Será que vocês estão prontos para assumir suas autorresponsabilidades?”, indagou.

Logo na sequência, Paulo Vieira, que inclusive, é autor de um livro que trata da autorresponsabilidade, iniciou sua apresentação comentando acerca do conceito de inteligência emocional. Segundo ele, é algo que consiste na habilidade em usar as emoções certas, na ocasião adequada e na intensidade apropriada, para assim, se conectar consigo, tirar o melhor de si, se conectar com os outros e, a partir disso, aproveitar o melhor da coletividade. “O que impede você de prosperar é a baixa inteligência emocional e as crenças limitantes, os aprendizados adquiridos durante toda a vida e que determinam os comportamentos, as atitudes os resultados, as conquistas e, consequentemente, a qualidade de sua vida”, argumentou.

As crenças limitantes, segundo Paulo, são interpretações e pensamentos que uma pessoa assume como verdade, mas que impedem o desenvolvimento de competências, habilidades e emoções. São concepções falsas ou que têm verdade parcial, como “Não sou bom o bastante”, “Não sou capaz de fazer isso” ou “Não mereço tudo isso”. “Suas crenças determinam tudo. O que você é, o que você faz, o que você quer. Elas determinam toda a realidade ao seu redor”, acrescentou o palestrante.

Paulo, contudo, afirmou que qualquer pessoa é capaz de restaurar a sua inteligência emocional, identificar e superar as crenças limitantes para viver melhor. Ele citou como exemplo sua trajetória de vida, os altos e baixos, as dívidas financeiras que adquiriu e as relações pessoais fracassadas que o fizeram, aos 30 anos, iniciar uma jornada alicerçada pela autorresponsabilidade que o levou a quitar as dívidas e a abrir o seu próprio negócio, a Febracis, empresa que conta com mais de mil funcionários e que tem unidades em diversas cidades no Brasil e também nos Estados Unidos, em Angola e em Portugal.  Atualmente, Paulo acumula mais de 20 anos de experiência em coaching, é graduado e doutor em administração de empresas pela Florida Christian University, mestre em coaching pela mesma instituição, com MBA em marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing.

Paulo terminou sua apresentação prevendo um cenário otimista para o Brasil. Segundo ele, quem estiver preparado, desempenhando uma gestão adequada em seu negócio e desenvolvendo diariamente sua autorresponsabilidade, crescerá exponencialmente nos próximos cinco anos.

Caso tenha perdido a transmissão ao vivo, não se preocupe. Acesse o site www.sebraeinovadigital.com.br e confira a íntegra da palestra. O conteúdo ficará disponível por tempo indeterminado.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (61) 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                                 

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (61) 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br