EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Apoio do Sebrae no DF foi decisivo para estudantes do Sesi Gama se destacarem em torneio internacion

Lego of Olympus foi vice-campeã do West Virginia, torneio de robótica realizado nos Estados Unidos

A Lego of Olympus, equipe de robótica formada por estudantes do Sesi do Gama, foi vice-campeã do West Virginia, torneio que foi realizado na cidade Fairmont, nos Estados Unidos, em meados de julho. Ao todo, 62 equipes de 11 países participaram do concurso e tiveram de elaborar e apresentar soluções entorno do tema Into Orbit (Em Órbita), para facilitar a rotina de astronautas durante viagens espaciais.

No entanto, o caminho até o pódio do torneio começou a ser trilhado ainda durante o ano passado e contou com apoio do Sebrae no Distrito Federal, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). A solução apresenta metodologias e ferramentas capazes de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, públicas e privadas, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos escolares.

Sesi e Sebrae são parceiros nas ações do programa desde 2015 e por isso os estudantes recebem mentorias e participam de capacitações sobre gestão e empreendedorismo, contribuindo para o cumprimento dos desafios iniciais da parceria. Além de ser um preparo para o mercado de trabalho, ensinar a empreender é formar cidadãos capazes de contribuir com a sociedade em que vivem, e claro, inovando. É o que diz a gestora do projeto Educação Empreendedora no Sebrae no DF, Ana Emília Andrade. “É de suma importância desenvolver no jovem o hábito de procurar soluções para os problemas do meio em que vive”, garante.

O projeto idealizado pelos estudantes do Sesi consistiu em proporcionar melhores condições de sono a astronautas durante as missões espaciais de longa duração. Para isso, os competidores pesquisaram detalhes sobre a rotina espacial e entrevistaram especialistas de diferentes áreas até compreenderem que durante a noite há fatores psicológicos e físicos que afetam a convivência e o bem-estar dos astronautas.

Para solucionar isso, a Lego of Olympus buscou adaptar os colchões utilizados pelos astronautas com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a dormir com maior facilidade.

Mas para que o projeto deixasse o papel e ganhasse forma, os estudantes foram estimulados a exercitar o espírito de trabalho coletivo, a buscar parcerias e a se organizarem por meio das capacitações e metodologias oferecidas pelo PNEE. Esse aspecto permitiu que os alunos pudessem absorver os retornos que tiveram nas etapas regional e nacional e que qualificassem o projeto para a competição internacional.

Dias antes da viagem para o local do torneio, os estudantes participaram de uma palestra sobre empreendedorismo promovida pelo Sebrae no DF. Com muita descontração, eles foram apresentados a conceitos empresariais e estimulados a lapidar habilidades, comportamento e mentalidade. “Foi um momento interessante para todos nós. Conseguimos entender o que é uma startup, compreendemos o porquê é importante inovar no empreendedorismo e fomos incentivados a não deixar nossas ideias encalhadas. Percebemos que qualquer pessoa pode ser um empreendedor”, lembra o estudante Luan Melo, um dos integrantes da Lego of Olympus.

Com 17 anos, o estudante já tem uma certa afinidade com a área de design gráfico e por isso, durante o todo o projeto, revezou as obrigações entre o projeto de pesquisa e a elaboração do desenho do produto que seria desenvolvido pela equipe. “Quero continuar a desenvolver minhas habilidades no design. É uma área que me atrai e que no futuro pode vir a se tornar uma startup”, conta.

Ainda segundo Luan, após a palestra toda a equipe se reuniu para debater sobre o tema apresentado pelo Sebrae. A conversa ajudou a Lego of Olympus a manter o foco para conquistar a segunda colocação do torneio.

(*) Estagiária sob supervisão

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br