Desenvolvimento

APL impulsiona tecnologia em Santa Rita do Sapucaí

Cidade mineira destaca-se nacionalmente pela produção de eletroeletrônicos; empresas do APL marcam presença em evento internacional em São Paulo

Situada a 400 quilômetros de Belo Horizonte e a 230 de São Paulo, com uma população em torno de 35 mil habitantes, Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, tornou-se pólo de referência nacional e até internacional do setor eletroeletrônico.

A cidade, que no passado produzia leite e café, possui 130 empresas em um leque de ramos que abrange telecomunicações, radiodifusão, segurança e outras áreas.

No município, o Sebrae em Minas Gerais, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), gere o Arranjo Produtivo Local (APL) Eletroeletrônica da Microrregião de Santa Rita do Sapucaí, criado em 2005.

O arranjo produtivo trouxe desenvolvimento e empregos para a cidade e mostrou que a união dos empresários rende grandes benefícios não apenas para seus negócios como para a sociedade.

Dezesseis empresas do APL participarão da 24ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação (FIIEE), que começa nesta segunda-feira (23) e segue até a sexta (27), em São Paulo, no Parque Anhembi.

O Sebrae mineiro contribuiu com apoio financeiro para que essas empresas marquem presença em um estande no evento. Além do APL da cidade do sul de Minas, dois outros projetos apoiados pelo Sebrae nos estados participam da FIIEE: Eletroeletrônico em Belo Horizonte (MG) e Desenvolvimento do Setor Eletroeletrônico (RS).

Paralelamente à FIIEE, acontece a 4ª Feira Internacional da Indústria de Componentes. Segundo dados dos organizadores, as duas feiras terão a participação de mil empresas expositoras e esperam mais de 50 mil visitantes. Em 2005, os dois eventos geraram negócios da ordem de US$ 1,6 bilhão.

Rodrigo Ribeiro, técnico do Sebrae da Microrregião de Santa Rita do Sapucaí, explica que o Sebrae/MG desenvolve uma frente de ações para tornar as empresas da região mais competitivas e com serviços de maior qualidade.

Uma das iniciativas é o processo de certificação ISO 9000 – conjunto de normas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações. Vinte e uma empresas já receberam o certificado e as outras do APL devem obtê-lo até o fim de 2007. As 16 que participarão da FIEE têm a certificação.

"A ISO 9000 é essencial para abrir oportunidades no mercado nacional e internacional. O primeiro passo de uma empresa que quer chegar ao exterior é implementar um processo interno de qualificação", afirma Rodrigo Ribeiro. Vinte duas empresas compõem o Núcleo de Exportação do APL, que oferece capacitação.

Nesse núcleo o empreendedor aprende aspectos importantes referentes à exportação, como etiquetar os produtos em português, inglês e espanhol. O técnico do Sebrae/MG conta ainda que as empresas certificadas se submetem a uma série de processos e ganham consultoria para que saibam como exportar os seus produtos.

Outra frente trabalhada pelo Sebrae em Santa Rita do Sapucaí é o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). "A partir do momento em que a empresa possui um processo de qualificação, necessita de um bom produto e depois tem que aprimorar esse produto, ainda mais em um setor no qual a inovação acontece de forma muito rápida", assinala Ribeiro. Consultoria tecnológica é um componente fundamental no conjunto de ações desenvolvidas no APL.

Seminários e educação

O Sebrae/MG aposta em trazer para Santa Rita do Sapucaí seminários de instituições como o Banco do Brasil, o Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os seminários transitam por assuntos que vão do incentivo à pesquisa ao investimento a fundo perdido (sem necessidade de reembolso).

Rodrigo Ribeiro lembra que, além do APL e das empresas, Santa Rita do Sapucaí destaca-se como pólo de ensino e conhecimento do setor de eletroeletrônicos. Na cidade estão o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a Faculdade de Administração e Informática (FAI) e a Escola Técnica Eletrônica (ETE).

O Sebrae/MG também apóia duas incubadoras de empresas na cidade. As participantes ganham cursos, consultorias e outros benefícios. Após dois anos de graduação, saem com benefícios, como produtos definidos e mercado.

Escritórios internacionais

Para Rodrigo Ribeiro, do Sebrae, a presença das empresas do APL de Santa Rita do Sapucaí no evento em São Paulo abrirá novas possibilidades de negócios. Os responsáveis pelo APL pensam em ampliar seu mercado para a América do Sul. Ribeiro revela que também existe a intenção de abrir escritórios internacionais no Uruguai, Chile, México, Hong-Kong e nos Estados Unidos.

"Particularmente Hong-Kong e os Estados Unidos nos permitirão o acesso a informações sobre novas tendências do setor tecnológico, que levaríamos até três meses para conhecer", contempla o técnico do Sebrae.

Transformadores

A WB Indústria e Comércio Ltda., produtora de transformadores, é uma das empresas beneficiadas pelo APL de Santa Rita do Sapucaí. Carlo José, proprietário, conta que o associativismo faz parte há muito tempo da cultura empresarial do município. A WB, segundo ele lembra, surgiu em 1982 para fornecer transformadores para a companhia Linear Equipamentos Eletrônicos.

A WB vende mensalmente uma média de 40 mil transformadores, de vários modelos, para clientes do Brasil inteiro. As peças produzidas pela empresa também fazem parte de equipamentos de outras companhias, que são exportados.

Segundo Carlo José, o surgimento do APL, há dois anos, ajudou a trazer mais investimentos de empresas e de órgãos de fomento para a cidade. "A implementação da ISO 9000 facilitou o crescimento de nossas empresas e ordenou nossos processos de gestão, que agora são impecáveis", comenta.

Carlo acredita que a participação na FIIEE permitirá que mais pessoas conheçam os produtos da WB e facilitará o contato com fornecedores e clientes. "No que diz respeito aos eventos, o Sebrae nos ajuda muito e nos leva para feiras importantes", avalia.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 / 2107-9362
Sebrae em Santa Rita do Sapucaí (MG) – (35) 3471-4185