FRANCISCO MAIA

Sebrae DF em Luto

Chico Maia, presidente da Fecomércio/DF e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, morre aos 71 anos

O Distrito Federal se despediu, na madrugada desta quarta-feira, 17 de fevereiro, de uma figura relevante, cuja a contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do nosso quadradinho é inestimável e se estenderá ainda por muitos anos. Francisco Maia Farias, ou simplesmente Chico Maia, como era carinhosamente conhecido o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF), nos deixou aos 71 anos, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Natural de Teresina, no Piauí, Chico foi criado em São Luís, no Maranhão, até os 13 anos de idade, quando se mudou para Brasília. Chegou na Capital Federal em 1963 e continuou a buscar por seu lugar ao sol. Formou-se em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou nos principais veículos de comunicação da cidade, como Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Rádio Nacional, até decidir se tornar empresário e montar seu próprio negócio na área de comunicação social. Ele foi pioneiro no segmento de produtoras de vídeo na cidade e, anos mais tarde, começou a investir no segmento de eventos e hotelaria.

Em 1996, Chico ingressou na Fecomércio/DF e com sua expertise intensificou a contribuição para o crescimento do setor produtivo brasiliense. Na época assumiu ciclicamente cargos na diretoria, como o de vice-presidente. Em 2010 Chico se tornou presidente no Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur/DF). Alguns anos mais tarde também começou a atuar como presidente do Sindicato das Empresas de Promoção de Eventos do DF (Sindeventos) e em 2016 assumiu a presidência da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Federação.

Atualmente, além de ocupar a cadeira de presidente da Fecomércio/DF, Chico também era membro titular do Conselho Deliberativo do Sebrae no Distrito Federal, auxiliando na tomada de importantes decisões para a evolução das micro e pequenas empresas locais. “A gente precisa alterar a imagem de que Brasília é uma capital administrativa. Muito se fala da Esplanada dos Ministérios, mas pouco do restante da cidade e nós temos, hoje, empresários de destaque na cidade, importantíssimos para a geração de emprego e renda”, afirmou Chico durante a última reunião do Conselho em que participou.

Chico seguiria como conselheiro até março de 2023. Era casado há 44 anos com com Solange Pinheiro Farias. Deixa três filhos, seis netos e seu nome marcado na memória dos moradores e principalmente dos empreendedores da Capital Federal.

“O presidente Chico Maia teve o importante papel de unir o setor produtivo do Distrito Federal para auxiliar, principalmente, os pequenos empreendedores, nesse momento de pandemia. À frente da Fecomércio/DF, ele fortaleceu a base sindical patronal, aproximando os sindicatos representativos das categorias do comando da Federação. O Distrito Federal perdeu um grande líder empresarial e nós perdemos um grande amigo”, lamenta o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.

 

Informações para a imprensa

Paulo César Gusmão Gomes

Gerente ASCOM – Assessoria de Comunicação

Fone: (55 61) 3362.1659 / 9288 0958
e-mail: paulo.gomes@df.sebrae.com.br                               

Christiane de Souza Gnone 

Fone: (55 61) 3362.1659/ 98128 2400 
e-mail: christiane@df.sebrae.com.br